..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Fórum vai reunir fazedores de cultura em território indígena para debater políticas públicas

Fórum vai reunir fazedores de cultura em território indígena para debater políticas públicas

Em defesa da diversidade cultural acreana e dos territórios, o Fórum Cultura do Vale será realizado neste sábado e domingo, 08 e 09, Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, Vale do Juruá, no Acre.

O evento, que é promovido pelo Comitê de Cultura Acre e a Associação de Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá, reunirá lideranças indígenas, representantes de órgãos públicos, artistas e fazedores de cultura para celebrar os saberes e identidades culturais acreanas.

Com o tema "Unindo vozes e territórios pela cultura e preservação no Juruá", o fórum busca promover o diálogo entre os diferentes territórios do Vale do Juruá, unindo representantes das comunidades indígenas, zonas urbanas e rurais, artistas e fazedores em torno da cultura e da preservação ambiental.

Entre os convidados especiais estão: Francisco Piyãko, coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj), Edna Shanenawa ativista indígena, Solene Costa, coordenadora do Centro de Atendimento à Vítima do Ministério Público do Acre (CAV/MPAC), prefeitos do Vale do Juruá e gestores municipais de cultura e do Estado.

Representando o Ministério da Cultura (MinC), foi confirmada a participação da coordenadora do Conselho Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (CMPC), Maria Paula Fernandes Adinolf.

WhatsApp_Image_2025-02-07_at_15.30.59.jpeg

Espaço de interação e diálogo

"É um espaço de interação entre o setor cultural como um todo, vai reunir pessoas indígenas e não indígenas dentro de um território para discutir cultura", explica Claudia Toledo, coordenadora geral e pedagógica do Comitê de Cultura Acre.
Solene Costa, coordenadora do administrativa do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MP/AC, responsável por uma palestra sobre “violência”, também celebra a potência do evento.

“O fórum também oferece uma oportunidade de ampliar o aprendizado a partir da perspectiva intercultural e plural dos sistemas de regras sociais que caracterizam cada povo indígena. Isso inclui valorizar as especificidades culturais e os direitos originários, respeitando a dignidade e a autonomia desses povos”, destaca a gestora.
A programação inclui apresentações culturais, palestras sobre temas fundamentais, debates, oficinas e momentos de integração, criando um espaço para reflexão, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios do Vale do Juruá.

Fortalecendo o coletivo

"Será um momento importante para a coletividade, reunindo diversas perspectivas e fazedores de cultura. Acredito que essa troca de experiências e ideias renovadoras nos permitirá construir um trabalho inclusivo, sem deixar ninguém de fora", salienta Dalvanir Justino Araújo, presidente da Associação de Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá.

O Fórum Cultura do Vale é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, por meio do Ministério da Cultura, governo federal. Conta com a parceria local da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul.