O secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, disse que nos próximos dias, serão cinco unidades que vão atender aos pacientes com sintomas da covid-19. De acordo com o gestor, esse trabalho é feito apenas pela Unidade de Saúde Básica Maria Barroso, que fica na Avenida Sobral, na Baixada. Em coletiva de imprensa, Lima afirmou que é necessário um trabalho preventivo.
“Estamos dialogando para capacitar a equipe de mais 4 URAPs, que a gente possa tornar também porta de entrar do coronavírus, que a gente possa consultar, medicar. Isso é gerenciamento de crise”, disse Lima ao afirmar que esta ação vai desafogar a procura no Into, unidade referência no tratamento da covid-19.
Quanto ao combate à dengue, o secretário disse as 12 unidades básicas de saúde estão orientadas para receberem estes pacientes. Também acrescentou que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um levantamento para identificar os bairros mais enfestados pelo mosquito Aedes aegypti.
“A gente vai ter mapeado isso onde estão os focos e, a partir dos focos, a gente vai disparar as ações que a gente está pensando. A gente precisa fazer isso imediatamente para agir no problema. A gente não pode aceitar que é a sazonalidade e isso vai se resolver sozinho”, disse Frank Lima.