A última semana de setembro no Acre foi marcada por temperaturas elevadas. Foi o que disse o pesquisador Davi Friale, que alertou para registros históricos, principalmente em Rio Branco atingindo 38,1ºC e Assis Brasil, no interior do estado, marcando 40,2ºC.
Friale destacou que a noite de quarta-feira, 27, entrou para os registros como a mais quente do ano em Rio Branco, com mínima de 24,5ºC.
A ausência de chuvas persistiu, acompanhada por ventos variando entre fracos e calmos, ocasionalmente soprando do noroeste e outras direções.
Friale ressaltou que o calor persistirá neste sábado, 30, com sol, nuvens e chuvas pontuais, especialmente nas microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira. Ele ainda adverte para a possibilidade de temporais isolados, com temperaturas variando entre 22 e 25ºC de mínima e 33 a 36ºC de máxima.
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, no centro e oeste do Acre, a previsão é de tempo quente, também com chuvas pontuais. A atenção se volta para a média probabilidade de temporais, caracterizados por chuvas intensas, raios e ventanias. As temperaturas mínimas oscilam entre 22 e 25ºC, enquanto as máximas alcançam de 32 a 35ºC.