No Acre e nas áreas próximas, a chegada de uma frente fria fraca nesta quarta-feira, 18, deixará o tempo extremamente instável, com chuvas a qualquer momento desde as primeiras horas do dia. A temperatura diurna fica amena. Em Rio Branco, Brasileia e cidades próximas, as chuvas devem começar já a partir desta terça-feira, principalmente durante a noite.
O tempo deverá manter-se bastante instável na quarta-feira e na quinta-feira, com chuvas e temperatura amena, principalmente no Acre, sul e sudoeste do Amazonas, oeste de Rondônia, norte da Bolívia e região de selva do Peru.
Nossas estimativas para os próximos três dias são de chuvas acumuladas entre 80 e 160mm na maior parte do Acre e das áreas próximas.
Assim, é bastante provável que ocorram transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Rios podem transbordar
O nível dos principais rios do Acre deverá subir muito nos próximos dias. Alguns rios, inclusive o rio Acre, poderão transbordar na semana do Natal.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre, às 14h desta terça-feira marcava 12m e continuava subindo. Nesta quarta-feira, seu nível deverá superar a marca de 12,2m registrada no último dia 19 de novembro.
Na cidade de Sena Madureira, o rio Iaco marcava 10m no início da tarde desta terça-feira, mas começará a baixar lentamente. As chuvas que virão, no entanto, poderão fazer com que volte a subir rapidamente na próxima semana.
Semana será com os dias mais longos do ano
No próximo sábado(21/12/2019), o Sol estará na sua máxima posição ao sul da Terra, ou seja, a noite de sábado para domingo será a mais curta do ano. Este fenômeno é conhecido como solstício de verão, quando os raios solares incidem verticalmente no trópico de Capricórnio. Os quatro dias anteriores e os quatro posteriores ao próximo sábado serão os mais longos do ano