Há mais de 100 dias sem atualizar seu site regional sobre o tempo e a temperatura, o Tempo Aqui, o pesquisador meteorológico Davi Friale tem feito suas previsões em rádios e jornais locais quando procurado por jornalistas. Ao Notícias da Hora, além de falar sobre sua especialidade, Friale opinou durante uma live na fanpage do jornal acerca da pandemia da covid-19 e os efeitos do vírus mundo afora. O pesquisador vê exageros em algumas medidas via decretos governamentais, não concorda com o uso obrigatório da máscara e vai ao encontro do discurso bolsonarista de que a liberdade de ir e vir deve prevalecer acima de normas e decretos.
O pesquisador vai além e critica a OMS. Apesar de não ser adepto de teorias da conspiração, Friale acha que há muito exagero e alarde em torno da covid-19.
"Nós temos que nos cuidar sim, mas não é essa coisa de outro mundo. Você vê que nem a OMS se entende. Uma hora diz uma coisa outra hora diz outra. No início não era para usar máscara, agora tem que usar".
Sem citar nomes, Friale acha que há uma tentativa de alguns organismos internacionais com a ajuda de países com o objetivo de criar um governo global. O pensamento do pesquisador é uma convergência com o que narra o apocalipse bíblico sobre o surgimento de um anticristo com um governo único.
"Eu vejo uma tentativa de dominar o mundo através de uma governança global e querer fazer do jeito que eles querem. Eu sou totalmente contra isso. Por que a Inglaterra se desmembrou da União Europeia? Porque a União Europeia praticamente quer colocar a Europa como um único país. Isso não dá certo."
O site do pesquisador está fora do ar desde o dia 20 de março, quando foi baixado o primeiro decreto de isolamento social com proibição de atividades não essenciais no Acre.
Davi Friale atualizava seu canal na internet na Biblioteca do Sesc, no Centro de Rio Branco, que esta fechada há mais de três meses. Ele acha que é possível retomar as atividades observando todos os cuidados com a higiene e o distanciamento social.
"Os cuidados com a higiene devem ser mantidos, mas não podemos ser suprimidos daquilo que é fundamental da nossa Constituição, que é a liberdade de ir e vir, de usar não usar o que nós quisermos. Acho que deveria ser feita uma divulgação em massa para o dever de se cuidar, mas não de obrigar a usar a máscara. O problema não é o coronavírus, mas os decretos tanto estadual quanto municipal dos governadores e prefeitos."