A fumaça que encobre o Acre nesta segunda-feira (2) tem origem em queimadas na Bolívia, informou o pesquisador meteorológico Davi Friale.
“Como havíamos previsto e divulgado na última sexta-feira, a décima quinta onda polar do ano começou a penetrar no leste e no sul do Acre no último domingo, dia primeiro de setembro, mas sem provocar friagem, porém, trazendo intensa fumaça, cuja origem está nas queimadas em território da Bolívia”, lembrou.
Segundo o pesquisador, as imagens de satélite comprovam que quase a totalidade da fumaça que cobre Rio Branco tem sua origem em terras bolivianas.
Previsão para esta semana
Durante esta semana, a primeira de setembro de 2024, o calor vai predominar no Acre, porém, na quinta-feira, a chegada de mais uma fraca onda polar – a décima sexta deste ano – vai diminuir a temperatura durante a noite, podendo provocar chuvas passageiras e pontuais. No entanto, essa onda polar, que não provocará friagem, trará mais fumaça da Bolívia, prejudicando a visibilidade e a qualidade do ar em Rio Branco e na maior parte do Acre e das áreas vizinhas.