..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Fungo causador da histoplasmose é encontrado em morcegos, no Acre, revela pesquisa feita pela Ufac

Fungo causador da histoplasmose é encontrado em morcegos, no Acre, revela pesquisa feita pela Ufac

Um estudo conduzido pelo pesquisador do mestrado Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia, da Universidade Federal do Acre, Jhonatan Henrique Lima da Rocha, apontou a presença do fungo ‘Histoplasma capsulatum’, em morcegos.

O fungo está presente na natureza. De caráter saprofítico e potencialmente zoonótico, nunca havia sido notificado no Acre. Esse fungo tem interesse público por estar relacionado a doenças em seres humanos e em animais, causando a histoplasmose, doença infecciosa sistêmica de origem fúngica, conhecida como doença das cavernas, que ataca o sistema respiratório, com sintomas como tosse, fadiga, febre, dores de cabeça e no peito.

Os morcegos atuam como reservatórios desse fungo, colaborando com sua dispersão pelas fezes, as quais são utilizadas como fonte nutritiva para manutenção do fungo no meio ambiente. A infecção ocorre pela inalação de esporos fúngicos presentes no ambiente. Seres humanos, animais domésticos e silvestres são susceptíveis à infecção, uma vez que a temperatura corpórea favorece os mecanismos de ação do patógeno.

“Apesar da importância da doença para as regiões tropicais, dados epidemiológicos ainda são escassos na maioria dos Estados brasileiros”, disse a orientadora da dissertação, Tamyres Izarelly Barbosa da Silva. “Compreender os aspectos epidemiológicos e patogênicos se faz fundamental para implementação de medidas de prevenção e controle” Por isso ela ressaltou a importância da presença das instituições de saúde e vigilância sanitária na reunião.