Os abalos sísmicos registrados Acre são resultado do mergulho (subducção) da placa de Nazca sob a placa Sul-Americana. A informação é do geofísico Sérgio Sacani. Durante participação no podcast Inteligência Limitada, Sacani explicou que o Acre está localizado na linha onde há o derretimento da placa de Nazca, mas em um ponto profundo da Terra.
“Tem a placa Sul-Americana aqui e a placa de Nazca entrando aqui debaixo. Quando essa placa vai entrando, isso aqui é rocha pura, a rocha vai derretendo. Quando essa rocha derrete aqui, acontece terremoto onde? No Acre, cara. Você já ouviu falar de terremoto no Acre? Por quê? Se você pegar o Acre e descer uma linha retinha aqui, olhando de lado, é bem o ponto onde a placa (tectônica) derrete. É bem o ponto, ali”, explicou.
Em junho do ano passado, o município de Tarauacá, no interior do Acre, foi atingido por um terremoto de magnitude 6.5 Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Foi o maior tremor registrado na história do país, superando um tremor de terra acontecido em 31 de janeiro de 1955 na Serra do Tombador, em Mato Grosso, que teve magnitude de 6.2.