A respeito de uma denúncia de que o aparelho de tomografia do Pronto Socorro de Rio Branco estava fora de funcionamento, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Gerência de Assistência do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), reconheceu que o equipamento ficou fora de operação por 48 horas para o trabalho de manutenção. Mas, informou, também que o aparelho voltou a ser operado para exames já no sábado, dia 4.
“Informa, ainda, que durante esse período, não houve nenhum prejuízo ou desassistência aos pacientes que necessitavam realizar exames de tomografia, que continuaram sendo feitos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into-AC) e também pelo Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedimp)”, diz a nota assinada pela gerente de Assistência do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Mônica Nascimento.
O aparelho de tomografia é fundamental para os profissionais médicos nos casos de Covid-19 por mostrarem a evolução ou regressão da doença no corpo humano.