Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um vendedor do Carrefour em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sendo humilhado pela gerente, enquanto limpa o chão da loja de joelhos. A imagem foi gravada por uma cliente, que a divulgou.
O vendedor é o acreano Pedro Henrique Monteiro da Silva, 23 anos. Ele saiu do Acre há quatro anos para tentar ganhar a vida em Campo Grande. Vendendo trufas em um semáforo, o jovem conheceu um gerente do Carrefour na capital do Mato Grosso do Sul que lhe ofereceu uma oportunidade de emprego.
Nas imagens é possível ver o vendedor esfregando o chão com um pano. Ao lado dele aparece uma mulher, que parece gravar o funcionário ao mesmo tempo em que diz: "olha aí, só pra você esse cara tem valor. Esses meninos, eles não limpam a casa deles”.
Pedro Henrique contou que a situação ocorreu no fim do mês passado, entre 26 e 30 de setembro. Ele diz que não se recorda da data exata.
— Eu tinha terminado de fazer minhas tarefas, e ela (a gerente) pediu para eu dar uma mão para um colega. Eu falei que tudo bem. Limpei os fogões, limpei geladeira, fiz minha parte. Depois, eu estava limpando lá, ela viu uma fita no chão, eu acho que é aquela de demarcação de distanciamento da Covid, ficou aquela cola preta. Ela falou: a gente tem que tirar isso — explica.