O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), lança nesta sexta-feira, 28, às 10h, na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), em Rio Branco, a Força-Tarefa pela Proteção Ambiental, com a finalidade de cooperação entre as diferentes instituições do Estado para combater os ilícitos ambientais.
Em ação coordenada pela Semapi, além da atuação direta no combate aos ilícitos ambientais, as instituições envolvidas também buscam a difusão das informações por meio da educação ambiental no processo de conscientização e preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.
A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, explicou que a ação integra todos os órgãos de comando e controle que estão à frente da agenda ambiental.
“O mais importante é que estamos atuando de forma unificada para ajudar na tomada de decisões. Temos suporte do nosso Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental [Cigma], com dados quantitativos e qualitativos de queimadas e desmatamento. Estamos nos municípios, dialogando com as comunidades e as secretarias. Essa é uma força-tarefa que vai atuar na repressão aos ilícitos ambientais em áreas críticas”, afirmou.
Criada a partir do desdobramento do decreto de emergência ambiental válido entre os meses de julho e dezembro, a ação visa intensificar, em sistema integrado de governança, as ações de prevenção e combate aos crimes ambientais no Acre.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, destacou que a operação pretende apresentar um plano de resposta na questão dos incêndios ambientais, bem como do desmatamento: “Todos os órgãos vão subsidiar as tomadas de decisões, tanto de prevenção quanto de combate às queimadas e desmatamento, para que as ações integradas sejam colocadas em prática”.
As ações estão ancoradas no Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ), a partir do plano de ação elaborado como instrumento de orientação das ações de comando e controle.
Também fazem parte da força-tarefa o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), a Polícia Militar do Acre (PMAC) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (PMAC-BPA).