..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Governo do Acre regulamenta Programa Mais Luz para instalação de placas solares

Governo do Acre regulamenta Programa Mais Luz para instalação de placas solares

O governador Gladson Cameli (Progressistas) assinou o Decreto nesta quarta-feira (3) que estabelece os procedimentos para a execução do Programa Mais Luz no Acre. O programa pretende incentivar a instalação de sistemas fotovoltaicos [placas solares] ofertando energia elétrica limpa às comunidades residentes em áreas afastadas.

De acordo com o decreto, a Energisa deverá cadastrar automaticamente as unidades consumidoras que atendam aos critérios estabelecidos na Lei nº 4.280, de 20 de dezembro de 2023. A identificação dos beneficiários será feita cumulativamente com a última base de dados do CadÚnico, encaminhada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

As unidades consumidoras beneficiárias do Programa Mais Luz para o Acre que excederem o limite máximo de consumo mensal de quilowatt-hora serão excluídas do programa. No entanto, caso retornem aos limites estabelecidos, a reinclusão no programa será automática. A expectativa é que o Estado irá custear placas solares que levarão energia para mais de 600 famílias.

A operacionalização do pagamento do programa ficará a cargo da SEASDH, e a concessionária de distribuição de energia elétrica deverá encaminhar à secretaria, mensalmente, relatórios detalhados dos valores do consumo de energia elétrica das unidades consumidoras beneficiárias.

O acompanhamento da execução do programa e dos pagamentos será responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC).

Para facilitar o processo de inclusão no programa, o decreto autoriza a edição de normas procedimentais pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), pela SEASDH e pela AGEAC.

Em 2022, a Energisa já beneficiou 2.300 residências com a implantação da energia solar, e para os anos de 2023 e 2024 a meta é realizar mais 6 mil ligações. Todas estas unidades consumidoras serão custeadas pelo governo do Estado do Acre.