..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Governo envia equipe para investigar morte de jovem, supostamente por dengue, em Cruzeiro do Sul

Governo envia equipe para investigar morte de jovem, supostamente por dengue, em Cruzeiro do Sul

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), envia na próxima segunda-feira, 6, a Cruzeiro do Sul, uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica para investigar as causas da morte de uma adolescente de 16 anos, supostamente por dengue.

O trabalho do Estado no combate à dengue é de orientação, monitoramento da doença e de investigação dos casos de óbito, sendo as secretarias de Saúde dos municípios, as responsáveis pela prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor.

 

“Estaremos em Cruzeiro auxiliando o fluxo de atendimento [das pessoas acometidas pela dengue] dentro dos hospitais e investigando em que circunstâncias o óbito da adolescente ocorreu”, explica Glória Nascimento, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre.

Por ser de responsabilidade dos municípios, os recursos para o combate à dengue são repassados diretamente do Ministério da Saúde (MS) para as administrações locais.

A Sesacre, no entanto, acompanha os trâmites principais, como, por exemplo, o envio de inseticidas que são borrifados nos bairros pelo Ministério da Saúde. Segundo o MS, essas ações só devem acontecer a partir de março, o que obriga aos moradores redobrar os cuidados com medidas como tampar as caixas d’águas e não deixar poças d’água no quintal, geralmente em pneus velhos e tampas de garrafas em áreas de matagal.