..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Grávidas não precisam de laudo ou prescrição médica para serem vacinadas, diz juíza

Grávidas não precisam de laudo ou prescrição médica para serem vacinadas, diz juíza

A decisão da juíza Carolyne Oliveira, da 1ª Vara da Justiça Federal do Acre, deixou claro que não é necessário que as grávidas ou mulheres em pós-parto tenham laudo ou prescrição médica para tomarem a vacina contra a Covid-19. O documento está sendo exigido pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa).

Na decisão, a magistrada determina: "Defiro o pedido de tutela provisória de urgência para determinar que a União e o Estado do Acre restabeleçam, no prazo de 48 horas, a vacinação, de forma prioritária, contra a Covid-19 de gestantes e puérperas sem comorbidades, com uso das vacinas da Sinovac e Pfizer”, manda.

Ainda segundo a magistrada, além das duas vacinas, poderá ser utilizada “outra que seja adquirida e que não utilize um vetor viral como técnica de produção, como a vacina desenvolvida pela AstraZeneca, até que sobrevenham, se for o caso, novas orientações de caráter técnico-científico para esse grupo", diz a sentença liminar da juíza.

Para serem vacinadas, as mulheres precisam apresentar documento de identidade e documento que comprove a gravidez ou que está em pós-parto, e isso, destaca a juíza, independerá de prescrição médica, como está exigindo a prefeitura da capital acreana, em descumprimento da decisão judicial.