Por iniciativa do vereador José Nunes ( PSD), foi criado o grupo Juntos contra a Covid-19. O grupo que reúne parlamentares, candidatos, funcionários públicos e população em geral, amadureceu as ideias de combate ao coronavírus através do Whatsapp que resultaram num documento contendo vinte e quatro ítens a serem adotados imediatamente pelo poder público municipal.
O documento será protocolado na tarde dessa quarta-feira ( 06), na prefeitura, quartel da Polícia e representação do exército e Ministério Público local. Dentre as sugestões estão uma campanha maciça e constante de esclarecimento, com distribuição de panfletos explicando como o coronavírus age no organismo e formas de proteção; instalação de tendas com funcionários para orientar, organizar filas e distribuir máscaras e álcool em gel, nas proximidades de casas lotéricas e agências bancárias; fiscalização dos veículos que entram e saem da cidade; divulgação dos nomes dos contaminados; assistência médica e psicológica (via telefone), aos infectados; desinfecção de locais públicos; distribuição cestas básicas e de higiene; compensação salarial de 100% para os trabalhadores de Saúde enquanto durar a pandemia, entre outros. " A situação é grave. Já tivemos três mortes numa população de 19. 671 habitantes. A mobilização é a nossa arma" , diz o vereador José Antunes.
Plácido de Castro vive uma situação deprimente. Até a manhã dessa quarta-feira ( 06), eram 45 casos de Covid-19 confirmados, mas a subnotificação pode multiplicar esse número por quatro. " Ou nos mobilizamos e exigimos medidas drásticas ou iremos conviver com perdas diárias. A vida é prioridade ", destaca a advogada Joana D'arc, integrante do grupo Juntos contra a Covid- 19.