O médico infectologista Thor Dantas, que se notabilizou no Acre por seus vídeos orientando as pessoas sobre a importância da quarentena e com alertas sobre os perigos da Covid-19, acredita que há pelo menos 600 pessoas infectadas pelo vírus no estado mas que ainda não receberam o diagnóstico ou não procuraram uma unidade de saúde. A declaração de Thor Dantas foi dada durante uma entrevista no sábado (18) no Jornal do Acre, da TV Acre (Globo local).
A matemática do médico é simples: o Acre tem mais de 100 casos registrados e para cada pessoa infectada há entre cinco e seis possíveis infectados.
"Foram registrados em um mês mais de 100 casos e a gente tem uma estimativa de que para cada um caso nós tenhamos cinco ou seis casos não confirmados, de modo que a gente estima que tenha no Acre hoje por volta de 500 a 600 pessoas potencialmente infectadas pelo coronavírus andando entre a gente."
O Acre registrou ontem 142 casos confirmados da Covid-19. Há seis pessoas mortas por causa da doença no estado e a curva de contágio acelera.
"A curva está claramente no seu período de ascensão. Nós estamos bem no início da epidemia no Acre. A curva começa a tomar uma característica depois dos 50 primeiros casos. Esse é um momento de muita atenção porque os casos estão se somando e os casos também estão começando a aparecer."