Com quase 4 mil pessoas vacinadas em Rio Branco, incluindo idosos e os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde começou a entregar vacinas nos hospitais particulares e filantrópicos, par auxiliar os profissionais que atuam nestas unidades de saúde.
“Nós estamos focados, neste primeiro momento, no público-alvo indicado pelo Ministério da Saúde. São 3.051 pessoas vacinadas, e isso inclui também os nossos idosos. Outra novidade é que já estamos enviando as vacinas para a rede de saúde privada, incluindo a Unimed, Pronto-Clínica, Santa Casa e Hospital Santa Juliana”, explica a bióloga Socorro Martins, chefe da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa.
A Unimed Rio Branco, por exemplo, recebeu 80 doses da vacina. Já a Pronto-Clínica, 50 unidades. O Hospital Santa Juliana recebeu 96 doses da CovonaVac e o Santa Casa recebeu 50 doses do imunizante.
O secretário municipal de saúde, Frank Lima, que acompanha de perto a distribuição das vacinas e a execução do plano municipal, comemorou o sucesso da vacinação. Segundo o gestor, as doses da vacina fabricada pelo laboratório britânico Astrazeneca, que chegaram ao Acre no último domingo, dia 24, devem ser utilizadas para vacinar os demais profissionais de saúde, ampliando o número de pessoas alcançadas na primeira etapa de vacinação.
“Estamos muito felizes porque o nosso planejamento está se efetivando com muito sucesso. É um desejo do prefeito Bocalom que a gente só fale o que pode ser feito, sem criar expectativas que podem ser frustradas. Estamos vacinando nossos profissionais e em breve vamos vacinar também os demais rio-branquenses, sempre obedecendo às regras do Ministério da Saúde, que é o coordenador nacional do plano de imunização”, destaca.