O Hospital de Campanha e o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, não têm mais vaga para receber pacientes acometidos com a Covid-19, na manhã deste domingo, dia 07. A situação é crítica, e, casa se amplie as vagas em outro espaço, não há profissionais disponíveis para realizar os atendimentos.
“Infelizmente chegamos ao cenário que mais nos preocupava. Trabalhamos dia e noite para dar conta, e estamos sobrecarregados. Não tem mais ninguém para reforçar as equipes na cidade. Não tem leitos nem de enfermaria, nem de UTI. Tem nove pessoas querendo ser internadas, e não tem onde colocar”, conta uma das técnicas do hospital.
O Sindicato dos Médicos do Acre também anunciou o cenário de colapso na saúde, tão temido pelas autoridades e pela população. A situação se deu pelo aumento no numero de casos confirmados de infecção pelo coronavírus e, ainda, pelo agravamento do quadro de saúde dos doentes, exigindo a internação.
Segundo a instituição, há 20 pessoas internadas nos leitos de UTI, exatamente os 20 disponíveis na cidade. Além disso, o hospital de campanha está em situação de colapso, com a clínica médica esvaziada para conseguir receber pacientes com Covid-19. No total, 76 pacientes estão internados no local.