O Hospital do Juruá registrou duas mortes de pacientes acometidos com gripe. A síndrome está apresentando aumento nos números nas últimas semanas, e preocupa as autoridades sanitárias locais. O vírus afeta a respiração de bebês e crianças pequenas devido à infecção causada por sua atividade no organismo do paciente.
Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, a gripe causou a morte de duas pessoas, sendo um idoso de 79 anos, e também de uma criança de um mês de vida, ou seja, um recém-nascido. Além disso, seis outras crianças estão internadas no Hospital do Juruá, tratando a síndrome gripal.
O médico Rodney Brito, do corpo clinico da unidade hospitalar, avalia o cenário. “Todos os anos, temos períodos sazonais. Esse vírus afeta crianças desde o nascimento até os 2 anos de idade, principalmente aquelas com histórico de nascimento prematuro”, explica, durante entrevista à Tv Juruá, afiliada SBT na região.
Segundo o médico, o período sazonal desse vírus na região amazônica é de fevereiro a junho. Justamente nesta faixa do ano, há um aumento de infecções pelo vírus sincicial respiratório, o que costuma ser notado em alguns meses do ano.