Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está em busca de identificar os pescadores que aparecem em um vídeo comemorando o abate de um jacaré gigante no Acre. As imagens foram publicadas pelo Notícias da Hora semana passada.
O caso ocorreu na região do rio Iquiri, em Senador Guiomard, e ganhou destaque após o vídeo viralizar nas redes sociais.
Apesar dos esforços da equipe do Ibama, os pescadores ainda não foram localizados. Os moradores confirmaram a ocorrência, mas se recusaram a revelar a identidade dos envolvidos.
O vídeo mostra dois homens ao lado do jacaré abatido, que mede mais de 4 metros. Um dos pescadores chega a bater na barriga do animal e comemorar o feito, mencionando que é parte de sua rotina no rio Iquiri.
O jacaré em questão é da espécie jacaré-açu (Melanosuchus niger), considerado o maior entre todas as espécies de jacarés. A ação dos pescadores configura um crime ambiental, de acordo com o artigo 29 da Lei de crimes ambientais.