Centenas de imigrantes protestam desde ontem na fronteira do Brasil com o Peru contra autoridades alfandegárias peruanas que não permitem a entrada no país. Há haitianos e grupos de peruanos.
Na manhã deste domingo (14), eles ocuparam a Ponte Binacional e realizaram um ato pela liberação do acesso entre as cidades de Assis Brasil, no Acre, e Iñapari, região de Madre de Dios, no Peru.
O coordenador do Grupo Especial de Fronteira, Remulo Diniz, informou que há equipes permanentes grupamento no local. Representantes da Secretaria de Direitos Humanos do Estado e autoridades do município de Assis Brasil estão reunidas para tratar sobre o assunto e buscar uma alternativa junto ao governo brasileiro.
Em outubro do ano passado, mais de 300 imigrantes atravessaram a fronteira entre o Peru e o Brasil após a reabertura do acesso entre os dois países, e procuraram refúgio em Assis Brasil (AC). A situação beirou a calamidade.
Os imigrantes ficaram alojados em escolas da rede pública municipal recebendo diariamente café, almoço e janta, além de atendimento médico. Um custo alto para um Município endividado que sobrevive de repasses constitucionais.