Na Alemanha, 2020 começou com um incêndio no zoológico Krefeld, localizado no sudeste do país, que matou um grande número de animais nas primeiras horas desta quarta-feira.
Através de sua página oficial no Facebook, a instituição publicou uma nota informando que toda a "casa do macaco" havia sido destruída pelas chamas e que todos os animais que estavam alocados dentro deste espaço morreram no acidente.
"Uma tragédia insondável nos atingiu logo depois da meia-noite", diz a postagem. "Nosso prédio dos macacos foi incendiado até a fundação".
A estrutura que foi atingida pelo fogo tinha 2 mil metros quadrados e viviam ali dez macacos grandes, vários macacos menores, pássaros tropicais e morcegos. Segundo a imprensa alemã, cerca de 30 animais foram vitimados pelo ocorrido.
Horas depois, a polícia revelou que a provável causa para o incêndio foram lanternas chinesas, acionadas durante as comemorações de ano novo. As informações são do jornal britânico, The Guardian.
A lei do país permite que os cidadãos acendam seus próprios fogos de artifício entre os dias 31 de dezembro de 1° de janeiro. Porém, nos últimos anos essa questão vem sendo muto discutida, e o debate a favor da proibição está ganhando força. No entanto, a venda destas lanternas é proibida em todos os estados alemães, com exceção no estado oriental de Mecklenburg-Vorpommern.