Um grupo de índios Katukinas voltou a bloquear a BR-364, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul, na manhã desta quarta-feira, dia 02. Os moradores da região reivindicam a implantação do serviço de energia elétrica na localidade por parte da Energisa Acre. O protesto começou na segunda-feira, dia 31.
Os indígenas se juntaram aos moradores da comunidade Santa Rita, já nas proximidades do Rio Liberdade, para pedir do poder público melhorias para as comunidades. A reivindicação cobra não apenas energia, mas também, o serviço de água potável e atendimento de saúde à população que vive na região.
O cacique Fernando Rosa diz que a energia foi prometida muito tempo antes de chegar a pandemia, e pede a presença de um representante da Energisa, outro da prefeitura de Cruzeiro do Sul, incluindo um porta-voz da secretaria de saúde. "Nós queremos apenas a presença deles para explicar a gente, esse manifesto é pacífico e não estamos aqui quebrando nada”, destaca.
Segundo o líder indígena a reivindicação é justa e merece atenção. “Todos nós pagamos impostos, somos brasileiros, eleitores e porque nenhum representante público nos ajuda?", desabafou o indígena que diz estar ciente do que estão fazendo e que foi até a cidade procurar um responsável na prefeitura e não foi atendido.