Após vários dias sem registrar novos casos de infecção pelo Coronavírus e de óbitos ocasionados pela doença, a população rio-branquense foi surpreendida pela notícia de cerca de 20 acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), contaminados pela Covid-19 após a realização de duas festas, onde segundo foi repassado ao Notícias da Hora, ninguém usava máscaras de proteção facial.
Ao Notícias da Hora, um aluno do curso denunciou que os estudantes infectados pela doença teriam transmitido Covid-19 aos pacientes das unidades hospitalares onde fazem internato, Ele disse também que o caso tentou ser abafado pela coordenação acadêmica do curso.
A reportagem conversou com o médico infectologista Jenilson Leite, que durante o pico da doença atendeu nas unidades de saúde destinadas aos pacientes com Covid-19. Leite fez um importante alerta e enfatizou que apesar de não haver registro de novos infectados e até mesmo de óbitos nos últimos dias é preciso manter os cuidados individuais.
“Mesmo com a vacinação da população, redução dos casos de infecção e de mortes, precisamos manter os cuidados, é muito importante continuar usando mascaras, álcool em gel e líquido 70% e evitar locais fechados com grande numero de pessoas. A pandemia não acabou o vírus continua circulando”, alertou.
Jenilson destacou ainda que a Europa está assustada com o surgimento e crescimento do número de novos casos e portanto é preciso manter os cuidados e a atenção