As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 estarão abertas entre os dias 4 e 7 de fevereiro. Nesta etapa, serão ofertadas 67 mil vagas, sendo metade delas destinadas ao Fies Social, que atende estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico do Governo Federal.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).
Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa atender aos seguintes critérios:
- Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação (treineiros não são elegíveis).
A classificação será feita com base na melhor nota do candidato em qualquer edição válida do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior terão prioridade.
Os inscritos no Fies Social devem constar na base de dados do CadÚnico atualizada até 11 de janeiro de 2025. Essa modalidade garante financiamento integral, cobrindo 100% dos encargos educacionais.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, com a complementação das inscrições obrigatória entre 19 e 21 de fevereiro. Apenas após essa etapa o financiamento poderá ser formalizado.
Candidatos não pré-selecionados entrarão automaticamente na lista de espera, que terá novas chamadas de 25 de fevereiro a 9 de abril.