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Instituto Delta investe em novo modelo de trabalho e otimiza serviços de pesquisa

Instituto Delta investe em novo modelo de trabalho e otimiza serviços de pesquisa

O século XXI trouxe consigo a revolução virtual. O reflexo disso são as inúmeras mudanças nos mais diferentes meios de trabalho e produção, desde a relação direta entre pessoas ao próprio aspecto de produtividade, o resultado rápido e prático, além do uso de diferentes plataformas e outros variados meios que otimizam os serviços.

A Delta Agência de Pesquisas, conceituado instituto do ramo de pesquisas no Acre, é um exemplo dessa importante mudança.

O sociólogo Francimar Almeida, proprietário da empresa, destaca que o novo modelo de trabalho tem benefícios práticos como a velocidade na entrega dos resultados.

"Como os entrevistadores não precisam voltar à base para entrega de questionários preenchidos, nem é necessária a posterior digitação, o tempo para realização da pesquisa é substancialmente reduzido. Além disso com o uso dos relatórios no próprio software, você obterá relatórios de pesquisa praticamente em tempo real, à medida que as entrevistas são enviadas do campo."

Há ainda a redução nos custos e a possibilidade de auditoria da pesquisa.

Francimar Almeida lembra que em algumas cidades do Acre, cujo acesso só é possível por barco ou avião, as dificuldades sem o uso da nova ferramenta eram imensos, diferente de agora.

"Você terá uma redução de custos no que envolve o questionário em papel, ou seja, impressão, envio do questionário até o local da entrevista e retorno do mesmo ao local onde será digitado, bem como o custo de digitação. Além disso é necessário levar em conta a hora/trabalho para digitar o questionário, o aumento no erro de coleta, já que o digitador não é a mesma pessoa que preencheu o questionário, e outros custos indiretos, como velocidade para entrega do serviço, necessidade menor de deslocamentos para novas pesquisas de equipes que já estão em campo, entre outras. Utilizando o sistema, você pode capturar a posição GPS no qual a entrevista foi realizada, bem como, informações multimídia, como foto do local ou entrevistado, ou a gravação do áudio da resposta do entrevistado", explica o sociólogo.

A possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa; monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS; e indicadores de produtividade média individual e de equipes são alguns dos avanços verificados pelo instituto.