O Instituto Federal do Acre (Ifac) renovou a parceria com o New York Botanical Garden (NYBG) para projetos com foco em pesquisa em botânica e recursos florestais. O termo de parceria foi assinado pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos e pela chefe de Operações, Lauren Turchio, na sede da instituição, localizada no Bronx, nos Estados Unidos.
A parceria tem por objetivo o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos educacionais de ensino e de pesquisa nas áreas da botânica (sistemática vegetal, botânica econômica, etnobotânica e ecologia) e recursos florestais (proteção florestal, conservação da natureza, e manejo florestal).
“Com a inauguração do novo Campus da Baixada do Sol, na Transacreana, em uma área de 450 hectares, com cerca de 80% de área preservada e estrutura adequada para realização de pesquisas, a parceria passa ter a possibilidade de intensificar os estudos da flora amazônica, com foco na identificação e catalogação de espécies vegetais que possam ser utilizadas na produção de medicamentos e outros produtos com potencial econômico e medicinal”, destaca a reitora do Ifac.
Estão prevista a realização de atividades de educação ambiental para a comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente, da utilização sustentável dos recursos naturais, o manejo sustentável de recursos e a perda de biodiversidade induzida pelas mudanças climáticas.
Sobre a parceria – A parceria entre o IFAC e o NYBG teve início em fevereiro de 2015, e resultou na capacitação de 16 servidores do Ifac em "Identificador Florestal Parabotânico". Com a formação, eles ficaram aptos em desenvolver habilidades em identificação e classificação de espécies vegetais na região amazônica.
Sobre NYBG – O New York Botanical Garden (NYBG) é um dos mais renomados jardins botânicos do mundo, localizado no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. Fundado em 1891, o NYBG tem uma área de mais de 100 hectares, que abriga diversas coleções de plantas e flores, além de espaços para exposições e eventos e também é um importante centro de pesquisa e conservação de plantas, com projetos voltados para a preservação da biodiversidade e o estudo da flora mundial.