As condições atmosféricas vão continuar altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (13) na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, da Bolívia e da região de selva do Peru, avisa o pesquisador meteorológico Davi Friale em seu site O Tempo Aqui.
Em Rio Branco e em todo o vale do rio Acre deverá chover entre 50 e 100mm entre quarta-feira e sexta-feira.
Assim – reforçando o alerta de ontem -, poderão ocorrer transtornos à população de áreas vulneráveis nestes próximos três dias, como rápida inundação de ruas, transbordamento de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Já choveu 66% da média de dezembro
Na capital do Acre, nestes primeiros nove dias de dezembro, já choveu 175mm, ou seja, 66% da média de todo o mês, que é de 264,7mm.
Chuvas torrenciais também ocorreram em Xapuri, com acumulado de 46mm, em menos de 12 horas, nesta terça-feira, enquanto no alto curso rio Rola, foram mais de 40mm.
Nesta terça-feira (10), ocorreram chuvas torrenciais na maioria dos municípios do Acre e de Rondônia, assim como no norte da Bolívia e na região de selva do Peru.
Devido às chuvas fortes, às 2h da tarde desta terça-feira, a temperatura, em Rio Branco, era de apenas 23ºC, enquanto, no dia anterior, neste mesmo horário, era 31ºC.
Nível dos rios volta a subir rapidamente
As chuvas intensas que voltaram a ocorrer no Acre farão o nível dos rios subir rapidamente a partir desta terça-feira, principalmente em Rio Branco e em Sena Madureira.
Em Xapuri, o nível do rio Acre subiu mais de meio metro em apenas 6h nesta terça-feira. Em Rio Branco, seu nível estava estável em 6,3m, mas subirá bastante a partir desta quarta-feira.