Um jogo amistoso de basquete em cadeira de rodas, realizado nesta semana no Ginásio Esportivo Edson Honorato, em Senador Guiomard (AC), chamou a atenção de quem gosta da modalidade esportiva e apoia a inclusão social por meio do esporte. a atividade, pouco divulgada, integra o programa curricular de extensão Esporte Paralímpico na Ufac/Comunidade .
As duas equipes se enfrentaram para garantir que o projeto leve a prática esportiva para o interior do Acre, fomentando que outras equipes possam se formar em meio aos espectadores das partidas. O esporte paralímpico tem se fortalecido no Acre nos últimos dez anos, ganhando notoriedade e enviando atletas acreanos para outros estados com mais estrutura de apoio.
O programa da Ufac, com duração de dez meses, se encerrará em setembro de 2023, é realizado em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), e quer auxiliar na inclusão das pessoas com deficiência no esporte, sejam da comunidade interna ou externa à Ufac.