O prefeito de Jordão, Naldo Ribeiro (PDT) decidiu decretar Situação de Emergência em razão da cheia dos rios Jordão e Tarauacá, que cortam a cidade e transbordaram neste final de semana, deixando 70% da cidade debaixo d’água. O decreto já foi assinado pelo chefe do Executivo Municipal.
Dessa vez, com fortes chuvas, e tendo a junção dos dois mananciais em razão do nível elevado, a lâmina d’água rapidamente aumentou. No município, a cota de alerta é de 7 metros, e a de transbordamento 7,50 metros.
Segundo a Defesa Civil Municipal, às 12 horas desta segunda-feira, dia 21, o nível estava em 8,75 metros. Já às 18 horas, a cota era de 7,67, ou seja, 1,08 metro a menos que medição anterior, confirmando que o rio está vazando.
Ao menos 300 pessoas ficaram desalojadas em razão da cheia dos dois rios. Em todo o Acre, ao menos cinco cidades já enfrentam o transbordamento de rios. Na capital, o Rio Acre está a 10 centímetros da Cota de Transbordamento, que é de 14 metros, logo, marcando às 18 horas, cota de 13,9 metros, segundo a Defesa Civil Estadual.