Uma jovem de aproximadamente 30 anos que teve contato com um boliviano infectado pelo coronavírus em La Paz deu entrada por volta das 21h deste domingo, 15, no hospital de Brasileia, com os sintomas da doença. A informação foi confirmada ao Notícias da Hora pela diretora da unidade, Joelma Santos Pontes.
A jovem brasileira, que concluiu o curso de medicina em uma universidade do país vizinho, foi à capital da Bolívia para buscar sua carteira de médica quando teve contato com o paciente com Covid-19.
Há quatro dias, ela apresenta problemas respiratórios e bastante tosse.
A presença da paciente gerou preocupação e um certo pânico entre profissionais e pessoas internadas no hospital porque a unidade não tem equipe exclusiva para atender esses casos como prevê o protocolo do Ministério da Saúde.
Não há no hospital equipamentos de proteção individual para plantonistas e tampouco espaço adequado para internação de eventuais infectados pelo coronavírus. O mais grave é que o isolamento da unidade, onde poderia ficar a paciente no momento, funciona como acesso à clínica médica onde estão internados crianças e idosos.
A paciente foi submetida a exames de sangue e raio-x e deve ser encaminhada nesta segunda-feira, 16, a Rio Branco.