No dia 23 de abril, ocorreu o 3º Festival Sol Maior. Com o tema "Cantiga de Viola", o evento voltado para o público jovem fez o resgate de músicas populares ouvidas na região Norte nas décadas de 50 e 60, demonstrando a influência musical nordestina, e refletiu sobre como essas músicas foram adaptadas para o uso no ambiente ritualístico ancestral da ayahuasca, especialmente na UDV.
"Os músicas foram interpretadas principalmente por jovens, inclusive fazendo releituras desses clássicos, o que possibilitou o desenvolvimento da arte e da criatividade e, ao mesmo tempo, uma conexão com a história musical do nosso povo", afirma Eufrásio Moraes, produtor do Festival. A inspiração veio do livro “Cantiga de Viola – Relicário de Sons do Sertão”, em que o autor, o jornalista e pesquisador Edson Lodi, revela a grandeza das mensagens trazidas em forma de música por artistas como Marinês, Jacinto Silva, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Nonô e Naná e outros.
O evento ocorreu no Núcleo João Lango Moura e foi realizado pelo Centro Espírita Beneficente União Vegetal, com financiamento da Fundação Elias Mansour, Governo do Estado e Governo Federal, poe meio da Lei Aldir Blanc.