..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Judiciário realiza consulta pública para abordar violência contra população em situação de rua

Judiciário realiza consulta pública para abordar violência contra população em situação de rua

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está conduzindo uma consulta pública, em colaboração com o Comitê Nacional PopRuaJud, para coletar informações sobre as diversas formas de violência — incluindo as institucionais, praticadas por agentes ou entidades públicas — que atingem a população em situação de rua no Brasil.

Aberta até o dia 11 de novembro, a consulta tem como objetivo fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas voltadas a essa população vulnerável.

A iniciativa busca identificar falhas e inconsistências nas políticas atuais e, a partir disso, propor novas estratégias que assegurem proteção e dignidade a essas pessoas.

A consulta também visa analisar a necessidade de criar um Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos para a População em Situação de Rua, que teria a função de monitorar e avaliar as violações dos direitos humanos sofridas por essa população, assim como promover medidas de proteção e inclusão.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a população em situação de rua no Brasil ultrapassa 300 mil pessoas. Enquanto a população geral do país aumentou cerca de 11% na última década, o número de pessoas vivendo nas ruas cresceu em 211%, evidenciando um agravamento das condições de vida para essa parcela da sociedade.

Os interessados em contribuir podem acessar o formulário da consulta pública, disponível no Portal do CNJ
https://formularios.cnj.jus.br/consulta-publica-do-comite-nacional-pop--rua-jud/, e compartilhar suas experiências, opiniões e sugestões. Também é possível anexar arquivos, como fotos, vídeos e áudios, que possam ilustrar ou corroborar as informações apresentadas.