..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Juiz determina suspensão de decreto da prefeita Marilete Vitorino que reduziu salário de servidores 

Juiz determina suspensão de decreto da prefeita Marilete Vitorino que reduziu salário de servidores 

O juiz de Direito, Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga, da Comarca de Tarauacá concedeu tutela de urgência no processo que pede a suspensão do Decreto 49/2019 expedido pela prefeita Marilete Vitorino (PSD) que visa reduzir o salário de servidores públicos do Município. 

Caso Marilete descumpra a ordem judicial, a multa será de R$ 2 mil por cada desconto efetuado. O magistrado determina, ainda, que a redução ficará suspensa até a decisão final do mérito.

Guilherme Aparecido acrescentou que “a redução abrupta dos salários do servidores é, portanto, a um só tempo, conduta que colide frontalmente com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa e da irredutibilidade salarial”. Ou seja, Marilete colocou em risco a segurança alimentar desses trabalhadores, por exemplo.

Outro erro da prefeita Marilete Vitorino foi não consultar a Câmara Municipal de Tarauacá com a aprovação de um projeto de lei. Apesar, de mencionar o magistrado, que a Súmula 27 do Supremo Tribunal Federal (STF) entende que não pode haver redução nos salários dos servidores públicos. 

“Seguindo esta linha de pensamento é bem sabido que o Supremo Tribunal Federal consolidou entendimento na súmula 27 de que, os servidores públicos não têm vencimentos irredutíveis, contudo, a despeito da sumula em comento, também é certo que para que a redução salarial dos servidores públicos seja levada a efeito, faz-se necessário a confecção de Lei oriunda do poder Legislativo para tal desiderato. Ora, trata-se apenas da observação do princípio da Legalidade administrativa, principio este que certamente não fora levado em conta no caso dos autos”, lembrou.

Por fim, o juiz diz que Marilete violou o direito dos servidores ao não trazer ao conhecimento da Câmara Municipal a apreciação o assunto. “Qualquer ato que se desvie desse caminho é manifestamente ilegal e violador dos direitos dos servidores”, considera.

O assunto causou polêmica. A vereadora Janaína Furtado (Rede) fez um discurso duro sobre o assunto na sessão de hoje, na Câmara Municipal de Tarauacá. 

Entenda o caso

No último dia 29 de maio, a prefeita Marilete Vitorino suspendeu os efeitos do Decreto 83 de 21 de junho de 2017 e adotou a redação do Decreto 49/2019 que entre outras condutas, redução o salário de auxiliar administrativo, agente administrativo, digitador, fiscal de obras, fiscais sanitários e auxiliar de enfermagem para um salário mínimo.

Mesmo alegando ter alcançado o limite prudencial, vereadores alegam que Marilete Vitorino segue nomeando cargos comissionados em sua administração.