O juiz de Direito Giordane Dourado, do Tribunal de Justiça do Acre, usou as redes sociais para sugerir às autoridades em Saúde que façam a sistematização eficaz dos dados sobre a pandemia de covid-19, como o quantitativo de infectados, óbitos e de vacinados. Ele pontuou que este banco de informações é fundamental para o enfrentamento ao novo coronavírus.
“Pelo que já lemos e nos informamos sobre o combate à pandemia em alguns países desenvolvidos, a sistematização eficaz dos dados sobre as infecções, mortes e imunizações é fundamental para conferir eficiência aos esforços de superação dessa insidiosa doença. Podem me corrigir se estiver equivocado, mas me parece que ainda não temos um sistema de processamento de dados ESPECÍFICO para CONCENTRAR as informações sobre a pandemia, ou seja, um aplicativo/programa que, em fácil consulta, relacione NOMINALMENTE quem foi infectado, quantas vezes adoeceu, quem veio a óbito e quem já foi imunizado”, disse o magistrado.
Dourado ressaltou que as informações existentes são ‘dispersas’ e estão agrupadas em vários bancos de dados. Ele sugere que estas estejam consolidadas em um sistema específico, de fácil acesso, tanto por parte do cidadão quanto das autoridades que atuam no combate à pandemia.
“Se tivéssemos à disposição tal sistema, com essa formatação, auxiliaria sobremaneira o controle e monitoramento das infecções, de forma a orientar com mais inteligência as ações dos órgãos de saúde. Fica a sugestão da ideia”, aconselha.