..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Levantamento do MS aponta que mais de 1.500 casos de Malária já foram registrados no Acre, em 2023

Levantamento do MS aponta que mais de 1.500 casos de Malária já foram registrados no Acre, em 2023

O Acre tem enfrentado um preocupante aumento nos casos de malária nos primeiros três meses deste ano, com cerca de 1.500 registros, de acordo com alerta do Ministério da Saúde.

Esse percentual representa um aumento significativo de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2022, foram registrados mais de 6 mil casos no estado, conforme dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-Malária).

Dentre as ocorrências, de janeiro a março deste ano, mais de 450 foram de malária autóctone causada pelo Plasmodium falciparum, uma espécie do parasita que está associada às formas mais graves da doença.

A MS alerta que é fundamental que as pessoas estejam atentas aos sintomas da malária, como dores de cabeça, no corpo, febre e calafrios. Caso esses sinais se manifestem, é importante buscar imediatamente uma unidade de saúde para realizar o exame diagnóstico.

Em caso de resultado positivo, o tratamento deve ser seguido até o final, mesmo que os sintomas desapareçam. É relevante ressaltar que tanto o exame quanto o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A malária é transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.