Os dias vão continuar secos e ensolarados, pelo menos até a próxima terça-feira (25), no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Amazonas, na Bolívia e no sul da região de selva do Peru.
Nesta quinta-feira (20), último dia do outono, chega ao Acre e proximidades, mais uma frente fria, com ventos intensos da direção sudeste, cujas rajadas poderão passar de 40km/h, em alguns pontos.
No entanto, a onda de ar polar, que vem logo em seguida, não vai baixar muito a temperatura, pois o sol vai continuar a predominar, devido à baixa umidade do ar que está na região.
As noites, porém, terão temperatura amena, com mínimas, ao amanhecer dos dias seguintes, variando entre 17 e 20ºC, em cidades como Rio Branco e Brasileia, no Acre, Costa Marques e Vilhena, em Rondônia, e Cuiabá e Cáceres, em Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e do sul da região de selva do Peru.
Durante o dia, entretanto, vai predominar muito sol, com baixa umidade do ar.
AVISO DE FRIO INTENSO
O inverno começa nesta sexta-feira, às 10h54min (horário de Rio Branco). É a estação mais seca e mais fria no sul da Amazônia Ocidental e na maior parte do Brasil, assim como na Bolívia e no Peru.
Uma poderosa onda de frio polar deverá avançar, ainda durante este mês de junho, até o Amazonas, passando pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e Peru. Será a primeira onda de frio polar deste inverno.
Se não houver nenhum bloqueio atmosférico, essa forte massa de ar frio polar fará as temperaturas despencarem brusca e acentuadamente em toda a região. Deverá ser a mais fria de todas as que chegaram à região durante este ano, até o momento, podendo ser a mais forte dos últimos anos.
A data da chegada e a intensidade exatas dessa friagem ainda será confirmada por nós. Aguarde novas atualizações.
CAMPANHA DO AGASALHO
Assim, é importante pensar naqueles que não têm condições de adquirir agasalhos suficientes. Atenção especial deve ser dada aos moradores de rua.
Portanto, o aviso está dado. O frio intenso chegará bruscamente, após uns dias muito quentes. A Campanha do Agasalho deve ser lançada logo.