Se você gosta de jogar poker ou qualquer outro jogo, é natural que você jogue de acordo com a sua personalidade. No entanto, você já considerou se joga da maneira correta? Ser batoteiro, mau perdedor, ou preguiçoso no momento de jogar pode ser não só irritante como ofensivo para seus adversários.
Em todos os jogos, o objetivo principal passa por ganhar. Mas também é preciso prestar atenção ao seu comportamento na mesa de jogo. Será que você respeita seus adversários? Será que você está a jogar de acordo com as regras? Para se tornar na companhia perfeita para aqueles serões de jogo de verão, vale a pena dar uma vista de olhos nas regras de ética do bom jogador.
O que é a ética?
A palavra ética tem origem no termo grego ethos, que significa "caráter." Na filosofia, a ética se trata de uma disciplina do pensamento que procura responder a uma questão milenar: como podemos nos tornar em melhores homens e mulheres? O objetivo da ética passa por traçar as linhas gerais do comportamento humano e recomendar a forma de vida mais apropriada. Entre os principais pensadores da ética se encontram grandes filósofos como Aristóteles, Emmanuel Kant, John Stuart Mill, ou Jeremy Bentham.
No mundo do jogo, e do poker em particular, a ética define a disposição de cada jogador. Se você alguma vez assistiu um torneio de poker profissional, você pode ter reparado que existem vários tipos de personalidades na mesa de jogo. Tem alguns que falam muito, outros que não dizem nada, e tem até jogadores que procuram abusar psicologicamente de seus adversários para conseguir melhores resultados. Seja no poker, noutro jogo ou até mesmo no mundo dos esportes, vale a pena considerar algumas regras fundamentais para competir de forma mais empática, equilibrada e civilizada.
1. Faça sempre o seu melhor
Fazer o seu melhor na mesa de jogo não implica que você faça tudo para ganhar. Significa simplesmente que você se deve aplicar ao máximo e procurar vencer. No poker e na vida, o respeito pelo adversário é muito importante, e jogar de modo desleixado pode ser interpretado como um sinal de má educação.
Em qualquer tipo de jogos para 2 jogadores é necessário saber se concentrar no seu objetivo. Num momento em que o poker online reúne mais adeptos do que nunca, mesmo no Brasil, é importante manter sempre o foco durante a partida e dar o seu melhor. Os melhores jogadores de poker do Brasil, como João Simão ou André Akkari, são dois exemplos de jogadores de poker talentosos que dão sempre o seu melhor, mesmo quando estão a competir em torneios amigáveis ou de baixo nível.
2. Jogue de acordo com as regras
No poker, pode ser difícil ou mesmo impossível fugir às regras do jogo. Mas se você está a jogar contra amigos, é provável que você possa se sentir tentado a fazer batota. Se calhar você conseguiu olhar a mão de seu adversário, ou embaralhar as cartas a seu favor. Mesmo que isso seja possível e o possa ajudar a vencer, procure sempre respeitar as regras do jogo.
Quando você faz batota você não está apenas a ser rude com seu oponente. Você está a desvirtuar a natureza do próprio jogo. As regras existem por um motivo: para garantir que todos dependem apenas da sua habilidade para vencer. É por isso que respeitar as regras e os direitos de todos é tão importante para ser uma pessoa mais justa, seja no poker ou na sociedade em geral.
3. Quando a diversão terminar, pare
Os jogos são uma atividade do tempo livre porque não são essenciais para nossa sobrevivência. Desempenhar funções do dia-a-dia como trabalhar, estudar, ou faxinar é inevitável. Jogar poker, não. Faz parte da ética do bom jogador saber quando dizer "chega." Se você já não está se divertindo com o poker ou qualquer outro jogo, o melhor que você pode fazer é parar. Não tem nada pior para um jogador adversário do que sentir que está jogando contra alguém que está irritado, aborrecido, ou obcecado pelo jogo. Se divertir é o objetivo de todos os jogos, independentemente do resultado.
4. Saiba aceitar a derrota
Se você é um bom jogador de poker, saber aceitar a derrota é talvez a regra ética mais difícil de respeitar. No entanto, saber lidar com um momento de azar ou com uma má decisão é muito importante. Mais uma vez, isso se relaciona com o respeito pelo adversário. Quando você vence, você deseja que o seu oponente saiba reconhecer a derrota. Por isso, faz todo o sentido que você aja da forma que você gostaria que o próximo agisse.
Ninguém gosta de perder e isso é natural. Mas é importante interiorizar que um jogo não passa de um jogo, e que o respeito por seus amigos e oponentes é mais importante do que qualquer vitória. Mesmo que você ache que o resultado de um jogo foi injusto, aceitar a derrota é uma atitude nobre e caraterística de um jogador eticamente superior.