Os representantes dos blocos de carnaval em Rio Branco cobraram na reunião que tiveram na última sexta-feira, 17, com os diretores da Fundação Garibaldi Brasil- FGB que a prefeita Socorro Neri autorizasse a realização do concurso rainhas e rei Momo do Carnaval este ano. A edição de 2018 foi a última que elegeu as realezas, e em 2019 o concurso não foi realizado supostamente por contenção de gastos informou um dos funcionários da FGB.
Na reunião que ocorreu no auditório da FGB no conjunto Manoel Julião, ficou definido que o município irá realizar a festa, mas não fará mais a seletiva.
Segundo informações obtidas pelo Notícias da Hora, o concurso que antes tinha duas etapas, sendo uma seletiva dos candidatos a realeza e outra sendo a grande final com todos fantasiados foi cancelado. Agora, de acordo com as informações o concurso terá somente uma etapa, sendo todos os candidatos caracterizados com suas fantasias.
Mudando totalmente o padrão de disputa da competição, muitos foram contra o novo formato, mas querem é que o concurso seja realizado este ano.
Os últimos eleitos realezas do carnaval foram Gabriela Alencar-Rainha; Júnior de Mônaco-Rei Momo; Rose Endrecks-Rainha Travestir e Clara Cristina-Rainha Gay.
A maior disputa do concurso de 2018 ficou entre Gabriela Alencar que venceu o concurso por décimos da também bela morena Kalliny Santiago.
Gabriela Alencar disse a reportagem que foi muito bom ficar como rainha durante dois anos, mas é hora de continuar o tradicional concurso e espera entregar a faixa este ano em uma festa de Carnaval tão bonita quanto foi a que se tornou rainha. "Espero entregar a faixa este ano para uma rainha que goste mesmo do Carnaval e que queira distribuir muita alegria, simpatia e humildade acima de tudo", destacou a atual rainha.
O valor da premiação deverá ficar em R$ 3.500 para os primeiros lugares. As inscrições para o concurso deve sair ainda esta semana.