O novo reajuste, para mais, no preço da gasolina, elevou os preços em todo o Vale do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, o litro chega a ser vendido a R$ 5,45. Antes o valor era de R$ 5,20. Um aumento médio de 25 centavos que, no final das contas, impacta fortemente no bolso do consumidor.
Segundo o site Juruá Online, o aumento chega a 4% em um dos principais postos da cidade cruzeirense. Nos postos com o estoque antigo, o valor ainda não foi reajustado, mas a mudança deve ocorrer a qualquer momento, tão logo comprem novos carregamentos de combustíveis nas distribuidoras.
O aumento pegou os consumidores de surpresa. Edmilson Gomes, que é motorista há 50 anos e que atualmente trabalha com frete, relatou que os preços, considerados por ele exorbitantes, só tornam o trabalho mais difícil. “Os preços nos supermercados já sobem o tempo inteiro, o gás e a gasolina também, a cidade mais cara do Brasil se chama Cruzeiro do Sul”, desabafa.
Para quem abastece diariamente, os 25 centavos fazem toda a diferença, como é o caso do mototaxista José Pereira. Para ele, o trabalho se torna menos lucrativo. “Não sei qual a razão de tantos aumentos, aqui cobramos por viagem e não conseguimos aumentar, mas os reajustes são constantes nos supermercados, postos de combustíveis e outros segmentos. Vamos ver no que vai dá”, comenta.
Já o gerente de uma rede de postos afirmou que os aumentos são repassados com frequência pelas refinarias. “Tivemos três reajustes e ninguém repassou aos consumidores, o mais recente na semana passada, ou seja, o quarto repasse em menos de duas semanas para nós, aí ninguém teve mais como segurar”, justifica.
REAJUSTES - O primeiro aumento aconteceu no mês de janeiro quando o preço da gasolina saltou de RS 4,98 para RS 5,52. No final do mês de abril após a recomendação do Ministério Público do Acre (MP/AC) pedindo redução da tabela de preços, os postos que revendem o produto chegaram a reduzir os valores para RS 4,73, mas a redução não durou nem dois meses e o preço da gasolina foi reajustado novamente para RS 5,21 na maioria dos postos de Cruzeiro do Sul.