O juiz de Direito Lois Carlos Arruda foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) em uma cerimônia solene realizada nesta sexta-feira, 1º de novembro, no plenário do Judiciário acreano. A solenidade contou com a presença de familiares, autoridades estaduais e representantes dos três Poderes.
O magistrado, que ingressou na magistratura acreana em 1996 e, ao longo de sua carreira, atuou em diversas comarcas e ocupou cargos auxiliares no TJAC, foi escolhido para o cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, em uma decisão do Pleno Administrativo no último dia 9 de outubro. Durante a posse, Lois Arruda expressou satisfação e destacou a responsabilidade que carrega em sua jornada na magistratura.
“O sentimento é de alegria e dever cumprido. Seguiremos nossa jornada com responsabilidade no tribunal, voltados para a distribuição de justiça material e real para o povo do Acre”, afirmou. Como membro do colegiado, o que espero é colaborar para o desenvolvimento institucional em prol da sociedade acreana. Confio e acredito em dias melhores. Precisamos de um pacto coletivo para construir uma vida mais agradável para todos, sem deixar ninguém para trás”, frisou.
Entre as autoridades presentes, o governador Gladson Cameli (PP) destacou a importância da posse para o fortalecimento das relações entre os Poderes Executivo e Judiciário. “Esse é um momento de fortalecer nossas relações institucionais. O Executivo é amigo de todos os Poderes, e um estado forte depende de instituições sólidas”, afirmou Cameli, que também elogiou a trajetória e experiência de Arruda.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), também prestigiou a cerimônia, expressando sua estima e admiração por Arruda. “Conheço o desembargador Lois há muitos anos e sei do compromisso e da dedicação dele. Essa nova posição é mais do que merecida”, disse Bocalom. Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Pedro Longo enalteceu o profissionalismo de Arruda. “É uma alegria ver um colega de competência comprovada assumir esse cargo. Em nome da Assembleia, desejamos muito sucesso em sua nova missão”, declarou.
Natural de Ecoporanga (ES), Lois Carlos Arruda formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia em 1995 e possui especialização em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Acre (1999). Atualmente, é mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Tocantins. Arruda assume a vaga deixada pela desembargadora Eva Evangelista, que se aposentou em setembro após uma longa trajetória como a magistrada com mais tempo de atividade no Poder Judiciário em todo Brasil.