Com a pandemia causada pela Covid-19 foi necessária uma reeducação quanto à saúde e higiene e, principalmente, o isolamento em casa para evitar a proliferação da doença. Uma das medidas de prevenção são o e-commerce, mais conhecido como loja virtual, e delivery, que permitem o consumidor fazer suas compras sem sair de casa.
Atualmente é possível comprar quase tudo em lojas virtuais, de itens de supermercado a remédios. No Acre, com o Decreto nº 12.763-A que prevê a suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais que não sejam de necessidades básicas como: bares, restaurantes, shoppings, feiras, lanchonetes, sorveterias, a solução encontrada é o delivery.
“No momento estamos trabalhando só em família, para evitar aglomeração. Esperamos que melhore e consigamos faturar pelo menos para a casa. Estamos trabalhando com entrega, o cliente pode contactar pelo telefone. Tomamos essa atitude para que o cliente fique em casa, se cuide, e nós iremos até ele. Redobramos também as nossas medidas de higiene”, informou a proprietária de uma pastelaria, Sueli Lira.
A tendência é que o comércio on-line cresça cada vez mais, com os consumidores mais engajados nas compras. “O lançamento do nosso sistema de delivery coincidiu com os casos de coronavírus no estado. Tornou-se uma ferramenta para ajudar no combate à pandemia, evitando a super lotação dos supermercados, garantindo a entrega de alimentos aos nossos clientes de maneira segura e eficiente. As entregas são grátis e sem diferencial de preço do mercado. Toda equipe envolvida no delivery está utilizando máscaras e fazendo a higienização de maneira correta”, disse o analista de marketing de uma rede de supermercados de Rio Branco, Pedro Ivo.
Na capital e nos municípios acreanos a maioria dos estabelecimentos está trabalhando com delivery, o que a garante uma das medidas contra a propagação do vírus, que é permanecer em suas residências. Além disso, estimula o empreendedorismo e as macro e microempresas, impedindo que a economia do estado fique estagnada.