..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Mais da metade da população brasileira é feminina e merece mais representatividade na política, diz jornalista

Mais da metade da população brasileira é feminina e merece mais representatividade na política, diz jornalista

A jornalista Paula Amanda foi a convidada do podcast Conversa Franca desta segunda-feira, 20, com Willamis Franca.

Paula Amanda é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Acre e já atuou em tv, rádio, jornal impresso e portal de notícia, mas sua preferência é assessoria política.

Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral elas são 53% do eleitorado. No entanto, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos.
Na opinião da jornalista, isso ocorre por questão cultural.

“A gente deve isso a uma questão cultural, está nas nossas raízes. A gente foi criado dessa forma. Ainda está muito enraizado essa questão do machismo numa sociedade patriarcal. Isso ainda está muito enraizado na gente. Por isso é importante eleger mulheres”, comentou.

“A gente tem que votar em quem a gente identifica, em quem nos representa. Mas quem é que pode me representar melhor do que uma mulher, um homem? Ele não tem como fazer, não sabe acessibilidade, ele não está na nossa pele, as nossas dificuldades, as nossas necessidades, aquilo que eu preciso, que as minhas filhas precisam. Então, essa questão da representatividade, ela é muito importante. A gente precisa, sim, ter referências. Será que antes da gente ter no Brasil a primeira presidente mulher, as meninas sonhavam em ocupar esse cargo e chegar à Presidência? Não. Se sonhavam eram poucas. Mas depois que você vê, você se sente representado”, opina Paula Amanda.

Assista a este conteúdo na íntegra através da página Notícias da Hora.