Com uma das maiores delegações, 106 estudantes acreanos participam em Brasília, até o dia 16, do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento é o maior encontro político da juventude brasileira.
As ideias levadas pelos estudantes do Acre vão se unir às apresentadas por estudantes de todo País durante os debates, grupos de discussão e grandes atos políticos, além de atividades culturais.
Na última quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no evento. Lula garantiu mais universidades e escolas técnicas e avançar na ciência com mais laboratórios. “Vamos colocar o pobre outra vez no orçamento da União.
O presidente da União da Juventude Socialista (UJS) no Acre, Celso Júnior, comentou o encontro com Lula. Ressaltou que a garantia do presidente da República para o fortalecimento do ensino superior e da Educação Básica mostra que o Brasil está no rumo certo e de volta a valorizar a ciência como instrumento balizador do conhecimento.
“Sem dúvida a presença do presidente Lula no nosso Congresso representa muito. Representa um novo Brasil que volta a renascer após quatro anos de obscurantismo, de baixo investimento nas universidades, de cortes de orçamento. Sabemos que ele já fez muito pelos jovens com a criação dos institutos federais, fortalecimento das universidades federais e com o Prouni e o Fies, programas voltados para os mais pobres”, disse Celso Júnior.