Trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada no Acre já podem solicitar o novo modelo de empréstimo consignado, com desconto em folha, anunciado pelo governo federal. Segundo projeções da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego no Acre (MTE/AC), o Estado tem mais de 110 mil trabalhadores ativos aptos a acessar o crédito, que já está disponível nos bancos.
Somente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Senador Guiomard, Epitaciolândia, Brasileia e Plácido de Castro, cerca de 99.478 trabalhadores com carteira assinada poderão aderir ao novo modelo de crédito. O pagamento das parcelas será descontado diretamente na folha salarial, por meio do eSocial, respeitando a margem consignável de até 35% do salário bruto, incluindo comissões, abonos e demais benefícios.
Quem pode acessar o novo consignado?
Todos os trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos e rurais, estão aptos ao crédito. Até o dia 25 de abril, a contratação poderá ser feita somente por meio da Carteira de Trabalho Digital. Após essa data, os bancos disponibilizarão a opção de solicitação diretamente em seus sites e aplicativos.
Além disso, trabalhadores que já possuem outros empréstimos consignados poderão migrar seus contratos para o novo modelo, desde que dentro do mesmo banco, a partir de 25 de abril. Caso optem por transferir para outra instituição financeira, a migração só será permitida a partir de 6 de junho.