De acordo com informações repassadas pela Superintendência da Receita Federal do Brasil na 2ª Região Fiscal, 17.055 contribuintes do Acre recebem restituição do 1º lote. Os valores estão previstos para cair na conta dos contribuintes dia 31 de maio.
Todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade, sendo idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
No estado do Acre, o valor total de R$ 31.784.470,20 será distribuído entre 17.055 contribuintes. Já na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do AC, AM, AP, PA, RO e RR, 229.812 contribuintes terão direito a créditos no valor total de R$ 456.061.689,92.
Em todo o Brasil, o crédito bancário a ser pago será destinado a 4.129.925 contribuintes no valor total de RS 7,5 bilhões. Este é o maior valor já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do IRPF.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.