Mais de 41, 8 mil pessoas no Acre vão fazer o Enem 2020. A provas serão aplicadas no dia 17 (próximo domingo) e 24 de janeiro. No estado, 1.154 pessoas optaram por fazer a prova digital que ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Quem for fazer a prova tem até 5h30 para responder as questões. Os portões abrem às 9h30 e fecham às 11h (horário do Acre). O resultado será divulgado no dia 29 de março.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) chegou a fazer uma consulta e muitos secretários estaduais se mostraram favoráveis ao adiamento das provas.
O secretário de Educação do Acre, Mauro Sérgio Cruz, por outro lado, defendeu a realização do Exame já neste fim de semana.
Segundo ele, faltam poucos dias para a realização das provas e há uma expectativa dos alunos acreanos, que passaram todo o ano de 2020 se preparando para a realização do exame. “Acreditamos que transferir a data, faltando poucos dias, iria causar uma celeuma muito grande entre os alunos”, destacou.
Além disso, o governo do Estado, por meio da SEE, vem se preparando e adotando todas as medidas de higiene e sanitárias necessárias para garantir a segurança tanto dos alunos que irão realizar as provas quanto dos profissionais que irão trabalhar.
“Nossa perspectiva é de manter a segurança dos alunos durante a realização das provas e também dos profissionais que irão trabalhar na aplicação delas. Por isto, nossa posição diante do Consed foi manter a data e as provas”, afirmou.
O secretário Mauro Sérgio Cruz lembrou que no último dia 6 de dezembro foi realizado um processo seletivo de professores e que tudo foi realizado dentro das normas sanitárias exigidas, sem registro de intercorrências.