O Governador em exercício, Major Rocha está se deslocando para as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul para acompanhar de perto os trabalhos de assistência aos desabrigados pela cheia dos rios Tarauacá e Juruá. Rocha, que tem agenda marcada com a prefeita Maria Lucinéia aproveitará a ocasião para levar o apoio do Estado aos moradores que tiveram suas casas atingidas pela inundação.
Segue em viagem, além de Major Rocha, o deputado Luiz Gonzaga, 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), representando o Poder Legislativo.
Na manhã de quarta-feira, 17, Major Rocha participou de reunião por videoconferência do Fórum de Governadores do Brasil com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, onde foi destacada a preocupação do Executivo estadual com da pandemia, o surto de dengue e a alagação que atinge alguns municípios acreanos, além do fluxo de imigrantes ilegais na fronteira do Acre com o Peru, agravando ainda mais os casos de Covid na região fronteiriça. Rocha enfatizou que o Acre vive o pior momento durante a pandemia.
“O Acre vive o pior momento dessa pandemia, nos estamos com 100% dos nossos leitos ocupados, para somar a essa situação temos em vários municípios um surto forte de dengue. Sem contar, ainda, com as cheias dos rios, e com a necessidade de alojarmos as famílias atingidas em abrigos, o que vai certamente agravar a situação da disseminação da Covid. Também temos uma crise instalada na fronteira do estado que é a presença de imigrantes que estão entrando em nossas fronteiras por rotas clandestinas e sem nenhum tipo de controle sanitário. Nesse momento é preciso que se tenha um olhar diferenciado para o Acre”, enfatizou o governador em exercício.
Eduardo Pazuello afirmou que equipes de três secretarias nacionais do Ministério da Saúde, que são as Secretarias de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atendimento Especializado e Secretaria de Atendimento Primário estão no Acre para conferir in loco para ajudar a fazer as coordenações e ajudar nas definições das demandas.
“Vocês podem ter a certeza que estamos atentos e vamos ajudar no que for necessário”, disse Pazuello.
Prefeitos conhecerão o CENTRIN de Tarauacá
Os prefeitos de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, de Brasiléia, Fernanda Hassem e o de Bujari, João Edvaldo acompanham o governador em exercício até a cidade de Tarauacá, onde conhecerão a estrutura física e os trabalhos realizados pelo Centro de Tratamento e Integração Sensorial (CENTRIN), que atendem dezenas de jovens e crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O CENTRIN, idealizado e criado pelo médico intensivista Adelmar Mazinho, está instalado nas cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauacá e funcionam em parceria com as prefeituras destes municípios. A razão da visita é a perspectiva de implantação de pelo menos outros dois CENTRINs, um em Bujari e outro na região do Alto Acre.
Major Rocha vai a Tarauacá e Cruzeiro do Sul acompanhar de perto os trabalhos de assistência aos desabrigados por causa da enchente
Assessoria