..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Marfisa faz teste swab e descobre que não está reinfectada como havia anunciado

Marfisa faz teste swab e descobre que não está reinfectada como havia anunciado

A vice-prefeita de Rio Branco e secretária de Assistência Social e Diretos Humanos, Marfisa Galvão, cometeu equívoco e se precipitou ao afirmar na terça-feira (16) por meio de sua assessoria que havia sido reinfectada pela covid-19.

Nesta quarta-feira (17), um dia após noticiar na imprensa local que havia contraído o vírus pela segunda vez, Marfisa Galvão procurou o médico radiologista Marcos Parente que a acompanhou em 2020 quando ela foi infectada, para novos exames, e depois de se submeter ao teste swab, em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz, descobriu que não está com covid-19 como anunciou ontem.

Em uma nota médica emitida na noite desta quarta-feira, o radiologista Marcos Parente diz: "Em uma analise rápida dos exames laboratoriais que levaram a paciente a acreditar que estava reinfectada, percebemos certa fragilidade para o fechamento deste diagnóstico, pois estava baseado apenas na presença de exame de sorologia para COVID 19 que veio reagente para IGM".

Abaixo a nota na íntegra assinada pelo médico radiologista Marcos Parente

No dia de hoje 17-03-2021 a paciente senhora Marfisa Galvão me procurou a fim de assisti-la como médico em uma possível reinfecção por COVID-19.

No ano de 2020 acompanhei a referida paciente no diagnóstico e tratamento de uma infecção confirmada por swab nasal e exames de tomografia, quadro este que se desenrolou de maneira satisfatória com desfecho de cura e alta no período adequado. Em uma analise rápida dos exames laboratoriais que levaram a paciente a acreditar que estava reinfectada, percebemos certa fragilidade para o fechamento deste diagnóstico, pois estava baseado apenas na presença de exame de sorologia para COVID 19 que veio reagente para IGM.

Fiz a devida explicação a paciente ressaltando a necessidade de pelo menos um exame de SWAB pelo método RT-PCR que constatasse a presença do vírus em níveis detectáveis, para chegarmos a essa conclusão, visto que estudos demonstram que o igM pode persistir positivo por vários meses após a infecção, mesmo após cura.

No dia de hoje realizamos o swab nasal, que demonstrou resultado indetectável para COVID 19, confirmando assim nossa suspeita inicial de não reinfecção.

De maneira louvável, a referida paciente nos solicitou a confecção da presente nota a fim de esclarecer a todos o seu quadro clinico, por se tratar de figura pública do executivo municipal, objetivando com isso a orientação da população em geral dos critérios mínimos a serem observados para firmar o diagnóstico de reinfecção por COVID 19.

Diante de todos os fatos acima descritos, orientei a alta da senhora Marfisa Galvão, pois temos segurança clinica, laboratorial e epidemiológica confirmada.

Sem mais para o momento, agradeço.

Médico responsável:

Marcos Parente

CRM-AC 1482