Os casos de covid-19 explodiram em Pando na Bolívia, departamento na fronteira com o Acre e geram um colapso na saúde pública local. Em um relato dramático, o médico boliviano Orlando Cardoso Meza, pede por meio de um vídeo ao governador do Acre, Gladson Cameli, que ajude o sistema de saúde de Pando, pois há pacientes morrendo por falta de medicamentos sedativos e equipamentos para UTI.
Até semana passada havia registro de cerca de mil infectados pelo vírus no departamento boliviano. A maioria dos casos em Cobija, capital pandina, na divisa com Epitaciolândia e Brasileia, cidades do Acre.
"É um apelo desesperado. Nós estamos totalmente à deriva. O Departamento de Pando está totalmente largado. Não tem situação mínima de manejo de alta complexidade. A UTI colapsada, não medicamento para sedação, não tem intensivista que comande essa alta complexidade. O governo largou de mão definitivamente. A gente está correndo, pedindo. E eu venho aqui pedir com todo respeito ao governador do Acre, senhor Cameli, que por favor estenda a mão", pede.